No dia 14 de maio de 2025, a Rede Aberta de Estudos em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT), coordenada pela Profa. Dra. Ana Cristina Limongi-França, promoveu mais um encontro de trocas e reflexões sobre temas contemporâneos que impactam o mundo do trabalho. O debate da vez foi “Uberização e GQVT: Vínculos Visíveis e Invisíveis”.
Durante a reunião, os participantes — profissionais da saúde, educação, gestão de pessoas, psicologia, engenharia e contabilidade — compartilharam suas experiências e visões sobre os impactos da plataformização nas relações de trabalho, nas condições de vida e nos novos desafios de gestão da saúde e do bem-estar.
Temas como precarização, liberdade, autogestão, ausência de proteção, fragilidade dos vínculos, empreendedorismo forçado e a necessidade de conscientização e políticas públicas foram abordados com profundidade e pluralidade de olhares.
Além disso, discutiu-se a importância da educação financeira, dos coletivos, da atuação estratégica de RH e da adaptação de profissões como a psicologia à realidade digital, revelando os efeitos visíveis e os muitos aspectos ainda invisíveis do fenômeno da uberização sobre a qualidade de vida no trabalho e fora dele.
Entre as palavras-chave mais mencionadas no encontro estiveram: precarização, autonomia, extenuação, ausência de proteção, economia compartilhada, conscientização, fragilidade, estranhamento, pós-olamento e autossabotagem.
A gravação da reunião está disponível na íntegra para quem quiser acompanhar os relatos, reflexões e ideias que emergiram desse rico momento coletivo.
.
.